O Papel da Vontade na Filosofia Política de Jean-Jacques Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v9i2.880Resumo
Este trabalho buscou entender os conceitos de vontade de todos, vontade do corpo e vontade geral em Rousseau, buscando a relação destes com a ideia de tirania do povo e a participação do povo no poder. Vimos que quem ocupa a centralidade da filosofia política de Rousseau é o seu conceito de vontade geral, regendo o Estado legítimo e retirando a virtude da centralidade do núcleo argumentativo da filosofia política e que a vontade geral lida com a ideia de tirania do povo através de um mecanismo que exclui a vontade de todos e coloca o povo como corpo soberano e legislador, o que define uma boa forma de governo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.