O pensamento geopolítico tradicional chinês enraizado na Filosofia Tradicional Chinesa: origem, características e implicações
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v10i1.893Resumo
Este ensaio pretende apresentar alguns aspectos importantes do pensamento geopolítico tradicional chinês a partir de 500 a.C até o começo da China contemporânea (século XIX), trazendo na análise obras clássicas da Filosofia Tradicional Chinesa. Primeiro, faz-se uma conceituação da idéia-base do pensamento geopolítico tradicional chinês: o “sinocentrismo”, de forma a rastrear a origem ideológica presente nas políticas por meio das quais as dinastias chinesas vieram a se relacionar com outros Estados. Em seguida, conduz-se uma reflexão sobre a influência do “sinocentrismo” na trajetória da China Antiga, focalizando em particular a última dinastia (dinastia Qing), quando este pensamento atingiu seu apogeu na formação de uma visão fechada da China Imperial sobre o mundo. Por fim, realiza-se uma crítica sobre a correlação entre o “sinocentrismo” e a falta de uma projeção geopolítica global ativa da China contemporânea, bem como a sua contínua influência na formulação da Política Externa Chinesa atual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.