As leis no declínio do Império: Agostinho acerca do Direito Romano
Resumo
O artigo seguinte objetiva investigar o papel ocupado pelo Direito Romano no declínio do Império Romano, na visão de Agostinho de Hipona. Em um primeiro momento, faremos breves considerações a respeito das causas da decadência do mundo romano. Em um segundo momento, discutiremos a associação, feita por muitos intelectuais desde a Antiguidade, entre o declínio do Império e a ascensão do Cristianismo. É esse debate que deu origem à Cidade de Deus. Em um terceiro momento, abordaremos a representação que Agostinho faz do Direito Romano na Cidade de Deus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.