A relação de substancialidade na Ciência da Lógica
Abstract
O trabalho buscará apresentar a relação de substancialidade tal como exposta na Ciência da Lógica, de Hegel. Mas, antes dessa apresentação, cabem alguns comentários, de forma a enquadrá-la, grosso modo, dentro do sistema hegeliano, elucidando a sua função. Embora portadora de um título pretensamente formal, a Ciência da Lógica hegeliana não pode ser descrita como um manual de lógica: antes pelo contrário, a tal obra a classificação mais adequada é a de ser uma ontologia. Tendo tal característica, a lógica hegeliana baseia-se nos princípios que regem a realidade, tomando-os da própria realidade. Isso pode conferir à relação de substancialidade uma marcante importância dentro do encadeamento do sistema hegeliano da lógica e, mesmo, da filosofia real, uma vez que os pressupostos da lógica baseiam-se na reflexão sobre as categorias que foram, em última instância, retiradas do dado. Por outro lado, essas mesmas categorias contempladas na Ciência da Lógica colocam-se novamente na realidade, servindo para a compreensão dos engendramentos básicos dos avanços espirituais, isto é, as categorias da lógica hegeliana tornam-se essenciais para uma adequada compreensão de sua filosofia real. Desse modo, permeando o trabalho, de forma tênue, há o objetivo de deixar apontada a direção em busca do aspecto fenomenológico da substância, na Fenomenologia do Espírito, bem como o papel ético de tal conceito, enquanto unidade imediata, na Filosofia do Direito.Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer by the authors of the right for printed and digital publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite this journal as the site of original publication. As the journal is of open access, the articles are allowed for free use, in scientific, educational, non-commercial applications, with citation of the source.
The papers published in Revista Opinião Filosófica are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.