A filosofia como virtude para o comando
uma análise do impacto do pensamento de William James no capitão Jean-Luc Picard de Star Trek: The Next Generation
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v15n2.1135Palabras clave:
pragmatismo, empirismo, imaginário social, liderança, william james, Jornada nas EstrelasResumen
A ficção tem servido uma função educativa desde os primórdios da humanidade, representando de maneira simbólica os principais valores de suas culturas de origem, e agindo como um espelho através do qual o indivíduo é convidado a aprofundar-se em si mesmo e no mundo a sua volta, conforme vê nos personagens e suas histórias aspectos presentes em sua própria vida. Nesse contexto, o presente artigo busca, a partir de uma análise do personagem de Jean-Luc Picard, o capitão da nave Enterprise em Star Trek: The Next Generation, explorar o substrato filosófico por trás dos principais ideais identificados na conduta do mesmo, tendo como ponto de partida o pensamento do filósofo e psicólogo americano William James, com o objetivo de demonstrar os paralelos entre o homem fictício e o pensador pragmatista. Concluímos, a partir deste processo, que é possível argumentar a favor desta relação, uma vez que diversos aspectos da filosofia de James encontram-se também no pensamento do capitão.
Referencias
HADOT, Pierre. What is Ancient Philosophy. Massachusetts: Havard Universiity Press, 2001.
JAMES, William. A Vontade de Crer. São Paulo: Loyola, 2001.
JAMES, William. Essays in Popular Philosophy. Longmans, Green and CO, 1919.
JAMES, William. Talks to Teachers on Psychology and to Students on Some of Life’s Ideals. Harvard: Harvard University Press, 1983.
JAMES, William. Pragmatism: A New Name for Some Old Ways of Thinking. New York: Longmans, Green and CO, 1922.
JAMES, William. The Essays in Radical Empiricism. New York, Longmans, Green and CO.
JAMES, William. The Letters of William James, v. 1. Boston: The Atlantic Monthly Press, 1920.
JAMES, William. The Letters of William James, v. 2. Boston: The Atlantic Monthly Press, 1920.
JAMES, William. The Meaning of Truth: A Sequel to Pragmatism. Westport: Greenwood Press, 1968.
JAMES, William. The Varieties of Religious Experience. Londres: Routledge, 2002.
JUNG, Carl. A Natureza da Psique. Petrópolis: Vozes, 2013.
MCMILLIAN, Graeme. “How Star Trek: The Next Generation Changed Pop Culture Forever.” Time, 2012. Disponível em: https://entertainment.time.com/2012/09/26/25-years-later-how-star-trek-the-next-generation-created-changed-pop-culture-forever/. Acesso em 03 set. 2023.
PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1949.
Star Trek: Deep Space Nine [Seriado]. Produção de Rick Berman. Estados Unidos: CBS, 1993-1999. Netflix. Acesso em 03 set. 2023.
Star Trek: Nemesis. Direção: Stuart Baird. Produção de Rick Berman. Estados Unidos: Paramount Pictures, 2002. Amazon Prime. Acesso em 03 set. 2023.
Star Trek: The Next Generation [Seriado]. Produção de Rick Berman. Estados Unidos: CBS, 1987-1994. Netflix. Acesso em 03 set. 2023.
TAYLOR, Charles. The Sources of the Self: The Making of Modern Identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Pedro Brosina Musella (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.