As aporias da categoria de pessoa e o uso do impessoal nas análises de Roberto Esposito
Resumen
O artigo recolhe as análises do filósofo italiano Roberto Esposito sobre o itinerário aporético do conceito de pessoa, principalmente a sua recuperação na filosofia contemporânea pela mão dos personalistas como reação à dessubstancialização e dessubjetivação do ser humano. Explicita o caminho alternativo da categoria do impessoal a partir de Simone Weil, passando por Levinas e chegando até Foucault e Deleuze. Tendo presente essas análises, o artigo levanta a possibilidade de complementar essa categoria com a equipolência do conceito de humanidade sugerido por Morin para completar o de indivíduo, espécie e sociedade como um modo de dar conteúdo ao impessoal e servir de referência para um universalismo ético que não passa pelo sujeito transcendental.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.