Argumentação racional pública e democracia
Resumen
O capítulo 15, do livro A Ideia de Justiça de Amartya Sen, intitulado A democracia como razão pública, relata a história da democracia no mundo, suas raízes, o papel central da argumentação pública na democracia, a concepção de justiça, as suas exigências, a história do Oriente Médio em relação à democracia e a importância da mídia para a promoção da justiça. O capítulo 16 sob o título A prática da democracia é um capítulo essencialmente empírico, onde relata fatos e dados concretos sobre a fome coletiva na Índia e na China, explicando o papel da democracia nesta catástrofe. Ele mostra também as conquistas da democracia, explica a relação entre democracia e desenvolvimento e entre segurança humana e poder político. Além disso, tal capítulo esclarece a relação intrínseca entre democracia e escolha políticas, os direitos das minorias e prioridades inclusivas e ainda o papel da democracia na prevenção da violência comunitária. Os últimos assuntos a serem abordados são uma breve comparação entre a concepção de justiça entre Amartya Sen e John Rawls e a democracia no Brasil.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.