Guerras Justas e Injustas Michael Walzer: Uma Argumentação Moral com Exemplos Históricos
Resumen
O presente artigo pretende abordar a questão da moralidade nas guerras justas e injustas de Michael Walzer. Como se processa o comportamento das autoridades perante as guerras, as batalhas, os embates. Os procedimentos tomados em cada peleja por seus líderes analisado minuciosamente por Walzer. Esse pensador trata dos aspectos mais utilizados pelos realistas no que diz respeito ao agir antes, durante e após a guerra. Num segundo momento Walzer trata da realidade e da moral. Como se estruturam estas duas categorias num estado de guerra. Será tratado do relativismo histórico e, em especial, a visão hobbesiana como pressuposto de um estado de guerra. Um terceiro tópico a ser debatido será o crime de guerra. Em que circunstâncias poderá ser considerada a guerra como uma causa justa? Quais as circunstâncias que a tornam injusta? Haverá um momento em que a guerra torna-se um inferno devido o grau de atrocidades e não tem mais volta. Num tópico final, Walzer trata das normas de guerra. Ele utilizará de alguns exemplos de combates para fundamentar sua tese sobre a normatividade da guerra.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.