Abordagem da Lógica do Ser-Aí e o Andamento da Lógica do Ser-Aí até a Categoria da Finitude
Resumen
Este artigo examina o segundo capítulo da lógica do ser sobre o ser-aí de Hegel e procura destacar, a partir disso, os conteúdos, com análise interpretativa e crítica. O texto está dividido em duas partes. Em ambas as partes, sustenta-se que uma interpretação começa com a estruturação do texto. Na primeira, trata-se da derivação das categorias de determinação, constituição e limite, isto é, apresenta-se aquilo que Hegel entende ser a essência da dialética e o resultado destas categorias. Neste horizonte, pode-se compreender melhor a teoria hegeliana das categorias na lógica do ser-aí. Na segunda parte, apresenta-se a teoria da finitude de Hegel. Ele deixa-se objetar que a persistência, com a qual o entendimento insiste na finitude, não pode decair exclusivamente à crítica, porque ela inclui uma verdade.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.