Entre Hegel e Foucault
análise de um discurso filosófico
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v14.1084Palavras-chave:
Método, Lógica, Arqueologia, Dialética, Pensar, SaberResumo
O artigo faz uma análise comparativa entre a lógica-dialética de Hegel e arqueologia de Foucault. Examina a origem de ambos os métodos filosóficos sob a perspectiva de cada pensador, além de descrever o objeto e o conteúdo por eles investigado. Em seu proceder comparativo, demarca semelhanças e diferenças que configuram os dois métodos. Como questão de fundo, visa responder em que medida pode se realizar uma aproximação ou distanciamento entre as duas filosofias. Define, sempre que possível, as zonas de interseção e os pontos de divergência que marcam o pensar hegeliano e o saber foucaultiano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sergio Ricardo de Souza (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.