A Dialética do Esclarecimento faz 70 Anos
Entrevista com Rodrigo Duarte
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v8i1.739Resumo
O principal objetivo desta entrevista com o Professor Rodrigo Duarte é compartilhar com os leitores da revista Opinião Filosófica uma importante efeméride da filosofia mundial: os setenta anos da Dialética do Esclarecimento, de Theodor Adorno e Max Horkheimer, escrita na Califórnia em 1944, mas publicada em 1947 pela Editora Querido, de Amsterdam. Ainda que sete décadas tenham se passado, trazendo a emergência de novos tipos de vida social, o aparecimento de novos traços formais na vida cultural e a consolidação de uma nova ordem econômica mundial, a obra permanece atual. Duarte, pesquisador da obra de Adorno, mostra que os conceitos do filósofo alemão são instrumentos epistemológicos com os quais podemos fundamentar uma crítica da cultura contemporânea.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.