Desafios da crítica biopolítica hoje
uma resenha de "Foucault além de Foucault" de Sandro Chignola
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.947Palavras-chave:
Cr´ítica, Foucault, Verdade, ChignolaResumo
Foucault além de Foucault, de Sandro Chignola, busca analisar, em seis textos, que segundo o autor podem ser observados de forma autônoma e independente, o pensamento de Foucault, encarando-o enquanto um arsenal para a concretização de múltiplas interrogações acerca do pensamento político ocidental. O presente trabalho anuncia-se enquanto uma resenha da obra “Foucault além de Foucault: para uma política da filosofia” (Porto Alegre: Criação Humana, 2020) de Sandro Chignola, dessa maneira, vale dizer que o objetivo da resenha não é o de diretamente apresentar o pensamento de pensador francês, mas expor, de maneira crítica, o modo através da qual Chignola percorre e atravessa o pensamento do filósofo. A trajetória da obra debruça-se em especial desde os debates que surgem após a publicação dos últimos cursos ministrados por Foucault, no Collège de France, e que conduzem seu pensamento a um patamar privilegiado. A proposta de Chignola, a partir disto, foi a de exibir uma política da filosofia em seu estatuto de intervenção permanente na atualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.