A hermenêutica como um pressuposto para a teologia atual
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.982Keywords:
Hermenêutica teológica. Reviravolta pragmático-linguística. Teologia pós-conciliar. Linguagem. Claude Geffré.Abstract
Diante do pluralismo religioso, dos fundamentalismos existentes, da compreensão do ser humano e do contexto social, sobretudo da segunda metade do século XX e início do século XXI, a teologia sentiu a necessidade de encontrar uma nova metodologia para melhor responder os desafios antropológicos e teológicos apresentados. Instigados pelas proposições do Concílio Vaticano II, os teólogos foram desafiados a fazer teologia a partir da experiência histórica contemporânea sem esquecer do fundamento teológico cristão que é a Ressurreição de Jesus Cristo: um acontecimento do passado, mas numa realidade sempre atual e futura. Um dos grandes teólogos que destacou-se, pela sua preocupação com a nova linguagem teológica, foi Claude Geffré, que, na hermenêutica, encontrou um espaço propício para tal atividade. A partir dessa proposição, tem-se o intento de apresentar, neste artigo, três momentos: dois introdutórios, a saber, a reviravolta pragmático-linguística na passagem da Modernidade para a Contemporaneidade da tradição filosófica e a necessidade de uma nova linguagem para a teologia e um momento final com a reviravolta metodológica na teologia baseado na hermenêutica e na sua importância para a atualidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer by the authors of the right for printed and digital publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite this journal as the site of original publication. As the journal is of open access, the articles are allowed for free use, in scientific, educational, non-commercial applications, with citation of the source.
The papers published in Revista Opinião Filosófica are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.