Resenha do Livro "Desobedecer" de Frédéric Gros
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v15n2.1231Palabras clave:
Desobedecer, Frédéric Gros, Filosofia Política, Contrato Social, Desobediência CivilResumen
Este texto tem por finalidade resenhar criticamente a obra “Desobedecer”, do filósofo francês Frédéric Gros, desde uma perspectiva político-filosófica, destacando a relação obediência-desobediência, em geral, e consentimento-desobediência civil, em específico. Com vistas a fornecer uma contribuição original, deu-se ênfase ao Capítulo VIII, intitulado “Do Consentimento à Desobediência Civil”, analisando, desde os conceitos antitéticos que o nomeiam, a emergência da desobediência civil como resposta crítica às injustiças legitimadas pelo contrato social, entendido como consentimento político. Defende-se, ao final, que a desobediência civil, essencial à noção de democracia em Gros, deve ser vista como prática fundamental para a reativação do contrato social, ressignificado como um “fazer sociedade”, uma desobediência coletiva, uma recusa a “ser governado assim”.
Referencias
BÍBLIA. Bíblia Sagrada. Tradução em português de João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008.
BUZANELLO, José Carlos. Direito de Resistência Constitucional. 4 ed. Curitiba: Juruá, 2019.
BUZANELLO, José Carlos. Em Torno da Constituição do Direito de Resistência. Revista de Informação Legislativa, v. 42, n. 168, p. 19-27, 2005. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/917. Acesso em 24 mar. 2024.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: vol. 3. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2019
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2019.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
GROS, Frédéric. Desobedecer. São Paulo: Ubu, 2018.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Germano Castanho, Mauricio Dal Castel (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.