Resenha do Livro "Desobedecer" de Frédéric Gros
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v15n2.1231Palavras-chave:
Desobedecer, Frédéric Gros, Filosofia Política, Contrato Social, Desobediência CivilResumo
Este texto tem por finalidade resenhar criticamente a obra “Desobedecer”, do filósofo francês Frédéric Gros, desde uma perspectiva político-filosófica, destacando a relação obediência-desobediência, em geral, e consentimento-desobediência civil, em específico. Com vistas a fornecer uma contribuição original, deu-se ênfase ao Capítulo VIII, intitulado “Do Consentimento à Desobediência Civil”, analisando, desde os conceitos antitéticos que o nomeiam, a emergência da desobediência civil como resposta crítica às injustiças legitimadas pelo contrato social, entendido como consentimento político. Defende-se, ao final, que a desobediência civil, essencial à noção de democracia em Gros, deve ser vista como prática fundamental para a reativação do contrato social, ressignificado como um “fazer sociedade”, uma desobediência coletiva, uma recusa a “ser governado assim”.
Referências
BÍBLIA. Bíblia Sagrada. Tradução em português de João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008.
BUZANELLO, José Carlos. Direito de Resistência Constitucional. 4 ed. Curitiba: Juruá, 2019.
BUZANELLO, José Carlos. Em Torno da Constituição do Direito de Resistência. Revista de Informação Legislativa, v. 42, n. 168, p. 19-27, 2005. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/917. Acesso em 24 mar. 2024.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: vol. 3. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2019
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2019.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
GROS, Frédéric. Desobedecer. São Paulo: Ubu, 2018.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germano Castanho, Mauricio Dal Castel (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.